Dos 6,2 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, 529.374 estudantes tiraram zero na redação. Apenas 250 candidatos tiveram avaliação máxima, nota 1.000.
O número de redações com zero representa 8,5% dos participantes da prova. Sendo que dessas, 248.471 foram anuladas.
“Há muitos motivos para a anulação da redação. As pessoas devem falar sobre determinado tema e muitos escolhem outros assuntos para escrever. Alguns copiam o texto motivados”. – Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Outras razões para nota zero na redação é o uso de impropérios no texto ou redações com menos de sete linhas.
A maioria dos estudantes tiveram notas entre 300 e 600 na redação. Mais de 1,1 milhão de candidatos tiveram notas entre 301 e 400. Outros 1,16 milhão obtiveram notas de 401 a 500. E 1,5 milhão de alunos conseguiram notas de 501 a 600 pontos.
Dentre os concluintes do ensino médio, a nota média foi de 470,8 pontos em redação. O resultado é 9,7% menor que o de 2013, quando a média era de 521,2 pontos.
Por que nota zero?
Há sete razões para se atribuir nota zero a uma redação. O estudante que produzir uma redação com qualquer uma dessas características recebe nota zero automaticamente. São elas:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- texto com até 7 (sete) linhas;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos;
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
A redação do Enem tem um sistema avaliativo diferente de muitos concursos, baseada em cinco competências. Ou seja, além dos pré-requisitos citados acima, o estudante que não cumprir nenhuma das cinco competências também recebe a nota zero.
A redação do Enem é avaliada por dois professores que atribuem uma nota entre zero e 200 pontos para cada competência. A soma desses pontos compõe a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. Já a nota final do participante é calculada através da média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Venha estudar no Centro de Estudos RV!
Agende uma aula pelo WhatsApp
veronicafontes22@gmail.com
Endereço
Rua Padre Eustáquio, 2636. Sala 11 (2°andar) – Padre Eustáquio